sábado, 22 de janeiro de 2011

Abaixo as Talhas de Pedra - Parte 2

"E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima." João 2.6-7

Se eu estivesse no lugar de Jesus teria ficado muito preocupado. Quando Ele mandou que colocasse água nas talhas, Ele bem sabia o que sairia dali, Ele sabia em que aquelas águas se transformaríam, mas não se importou com isso. Para Jesus era importante e primordial fazer o Pai conhecido e estabelecer o Reino de Deus aqui na terra.
Ao transformar aquela água que estava dentro das vasilhas de pedra, Jesus atrapalhou o cerimonial dos judeus. Como eles faríam as purificações se Jesus ocupou todas as vasilhas próprias para isso? Se usassem os vasos de barro, geralmente usados para vinho e outras bebidas, seria abominação, mas deixar de se purificar representava ausência de pureza, isto é, as pessoas ficaríam impuras na festa. Jesus provocou uma tempestade cultural e religiosa naquele momento. Que coragem! Que ousadia? Começar o ministério desse jeito. Alguns viveram anos no ministério e não tiveram essa coragem, mas Jesus já se revela um revolucionário em seu primeiro ato.
O que estamos fazendo com nossos ministérios? Por que aceitamos o chamado? Não fomos chamado para ter sustento mensal, nem o poder sobre uma massa corrompida que precisa de alguém que estudou para dizer algumas coisas e ter domínio sobre tudo e todos. Nossos ministérios não estão revolucionando! Acostumamos com títulos, reuniões, projetos, política religiosa ou social. Gostamos de nossas filosofias e alguns rudimentos. É certo que não concordamos com muita coisa. É certo que o Espírito Santo fala com clareza sobre o Reino em nosso homem interior. É certo que se pudéssemos "fazer alguma coisa" faríamos, mas não somos presidentes, vice, ou pastor titular. Por esta causa, nos permitimos ser guiados por um sistema, uma engrenagem montada, que dependemos dela para chegar em algum lugar, alguma cadeira, algum título.
Pessoal, chega disso! Existem muitas vasilhas de pedra que precisam sair de nossas pratileiras, sem a preocupação de perder o controle, sem medo de mudança, sem perder tempo. É claro que tirar vasilhas que durante anos estiveram em nossas pratileira, procará inquietação em um grupo, mas não se esqueça que JOÃO não deixou de contar um detalhe desse casamento; O mestre, degustador do vinho, não se preocupou onde estava o vinho, como ficaria a purificação do povo, e sim, admirado com a qualidade do vinho quiz entender por que demoraram tanto para oferecer algo de tão grande qualidade.
Tem muita gente que no momento que provar da pregação do verdadeiro evangelho, vai colocar o olhar no evangelho puro, e vai ficar tão admirado que nem vai se preocupar com a placa denominacional, o tamanho do salão de reunião ou a qualidade do som. Muitos vão perguntar: por que demoraram tanto para disponibilizar o melhor? Será que vamos esperar o final da festa para fazer alguma coisa?
Tire as Talhas de Pedra que estão atravancando o agir de Deus no teu ministério, na tua vida espiritual.

Deus te abençoe, em nome de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário